2003-03-03

FRASE DO DIA: "Deus não joga dados" - Albert Einstein
FRASE DO MILÉNIO: "Tenho dúvidas que [a Coreia do Norte] não seja uma democracia" - Bernardino Soares. (isto é para as pessoas não se esquecerem)
NASCEU UMA ESTRELA: Ana Gomes anda nos píncaros da lua e participou activamente na monobra de propaganda orquestrada pelo avô Soares contra a guerra que teve o condão de reunir toda a esquerda mais o sr. Freitas do Amaral que estava em casa sem nada para fazer. Cuida-te Ferro, novo líder no horizonte começa a surgir. E apadrinhada pelo Soares. E pelo Freitas.
FREITAS DO AMARAL APLAUDIDO PELA ESQUERDA??!!: Pois é, a guerra tem destas coisas. Levou o sr. Freitas do Amaral à Aula Magna para discursar. A única coisa que ninguém imaginava era ver os radicais do bloco de esquerda a aplaudir o Freitas e o seu discurso. Ao que o mundo chegou. Cavaco a Presidente.
Pergunta: Será o Iraque uma democracia? Bernardino, o Norte-Coreano promete-lhe responder esta noite em directo do Comité Central.
DAN RATHER E O ÓSCAR PARA MELHOR ACTOR: Não tínhamos visto ainda a entrevista a Saddam Hussein, o Democrata. Quase que chorava. O Óscar para melhor actor este ano está bem entregue.
ORIGINALIDADE II: E descobrimos que o Gil Vicente anda à procura de presidente. Desconhecemos o método de selecção, mas pensamos que basta enviar o currículo, com fotografia a cores de corpo inteiro, e com a descrição pormenorizada de todos os clubers presididos. Ter bigode ajuda porque em Portugal ter-se bigode ajuda sempre. Boa sorte a todos.
ORIGINALIDADE: As crises deste país estão a dar muito que falar. Com a crise económica fecham-se as fábricas e lançam-se no desemprego milhares de almas; com a crise ideológica abrem-se novos partidos e lançam-se meia dúzia ao encontro da ambição e discurso populista. Manuel Monteiro suicidou-se politicamente. À semelhança de Bernardino, o Norte-Coreano.
FRASE DA SEMANA: "Duvido que os Estados Unidos sejam uma democracia" - Mário Soares. Depois de Bernardino, o Norte-Coreano, surge Soares, o Anti-Americano, com as suas dúvidas existenciais em relação às democracias dos outros. A idade não perdoa.
INVASÃO AO PALÁCIO: Jorge Sampaio viu o Carnaval do Palácio de São Lourenço, conjuntamente com o ministro da República, Monteiro Diniz. Ao que consta tudo correu bem e o palácio mantêm-se intacto. Mas houve quem visse isso como um sinal claro de que a República anda atenta com aquilo que se passa e que não parece muito interessada em perder parte do seu património.
INQUÉRITO IMPARCIAL: O Diário cá do sítio surpreendeu-nos com um brilhante inquérito de rua: "Considera o sistema de saúde na Madeira o melhor do país?" foi a pergunta colocada. A maioria dos cinco entrevistados respondeu que não. Mas a segunda pergunta que deveria ter sido feita era: "Conhece outro sistema de saúde para além do da Madeira?". ´Desconfiamos que a maioria dos entrevistados também responderia que não.
FUMAR PODE MATAR: O actor Camacho Costa morreu este fim de semana vítima de cancro no pulmão aos 56 anos. Todos aqueles que fumam deviam levar em linha de conta este exemplo. O melhor meio de combater este flagelo não é a força de vontade; é mesmo deixando de fumar.
ADEUS Ó VINGADA: Pergunta: quanto tempo demora despedir um treinador? Nós também não sabemos. Mas queríamos saber. É que quanto mais tempo passar mais difícil é mandar o Mister Vingada embora depois de mais uma arrepiante exibição. Já agora por arrasto dêem chicotada psicológica em alguns jogadores: dos onze que entraram esta sexta-feira só o Mitchell e o Gaúcho ficavam. O resto não passa de um grupo de bravos e esforçados rapazes sem qualquer jeito para o mundo da bola.
SEXO ORAL: A acreditar na notícia publicada pelo DN Madeira, as mães adolescentes continuam a aumentar. A sugestão feita pelo primeiro-ministro britânico não parece também reunir grandes adeptos: a maioria dos madeirenses continua a preferir o sexo vaginal ao sexo oral. Eu não sou assim tão radical: acho que há espaço para tudo. E lugar.